Como funciona a propagação de DNS dos domínios?

A A A
110%Redefinir

Após registrar um novo domínio ou realizar a alteração dos servidores DNS, existe um prazo para que esse domínio seja publicado e esteja no ar. O processo de publicação é feito pelos órgãos responsáveis pelo registro de domínios. Estes órgãos atualizam seus servidores publicando uma "lista" de novos registros de domínios e alterações de servidores DNS, para domínios já registrados. Esse processo é seguido da propagação, durante a qual as bases de dados dos servidores DNS dos provedores de acesso são atualizadas.

Após esse processo, os domínios passam a apontar para o endereço IP do servidor onde estão as informações do site. Por exemplo, você transferiu o seu site de outro provedor para a DDR Host, alterou os servidores DNS para os da DDR Host e a publicação ocorreu normalmente.

Normalmente, a publicação não ultrapassa 24 horas, mas podem ocorrer situações principalmente no caso de domínios internacionais, em que este prazo é extrapolado. Isso depende exclusivamente da política do órgão que realiza os registros. Além disso a propagação dessas informações para os servidores DNS dos provedores de acesso pode levar algum tempo.


O QUE PODE ACONTECER:

Você tenta acessar o seu domínio e ainda aparece o site que estava no antigo provedor, mas o domínio no registro está com status publicado. Isso ocorre justamente por causa do tempo necessário para a propagação (atualização) dos servidores DNS do seu provedor de acesso.


PUBLICAÇÕES DE DOMÍNIOS NACIONAIS .BR:

O Registro.br realiza publicações a cada 30 minutos. Somente alterações de DNS e novos registros de domínios efetuados até 10 minutos antes destes horários são publicados. Após a publicação, as propagações dos DNS na internet podem levar até 24 horas.

Sugerimos que altere o DNS em períodos de acesso reduzido como por exemplo, aos finais de semana.

Este artigo foi útil?


   

Deixe um Comentário